Memórias de um Rei Caído
Livro de estreia de Júlia Veloso, esse romance de fantasia, também conhecido como ‘romantasia’, apresenta personagens marcantes, tramas envolventes, muitas descobertas e reviravoltas
Memórias de um Rei Caído é um livro surpreendente e desafiador, com todos os elementos para prender a atenção do leitor dentro do reino mágico fruto da mente criativa de Júlia Veloso, que escreve como quem conversa com os amigos, dando vida a personagens que vão desde elfos e fadas, até bibliotecas que se disfarçam em árvores.
Ao longo das 434 páginas, se desdobram as aventuras da protagonista Alyssa Mansur, uma fada adolescente, com dúvidas de autoestima e aceitação – como a maioria dos adolescentes –, questionando seu destino enquanto vê sua vida ser transformada, ao descobrir sua verdadeira origem. Sem tempo para se acostumar a qualquer rotina, Alyssa precisa abandonar tudo que é familiar, e encarar desafios que vão muito além das fronteiras de sua antiga casa.
Tendo como cenário a Terra dos Três Reinos – Édafos, Fengári e Safínea – onde vivem reis, rainhas e outras criaturas extraordinárias, a história começa com Alyssa fugindo de uma perseguição pela floresta, enquanto amaldiçoa sua condição de se sentir uma estranha entre outras fadas, por não ter as orelhas pontiagudas nem os sentidos aguçados, mesmo já tendo idade para isso. Ela se sente uma aberração, uma mentira, e se envolve em toda sorte de problemas por conta disso. Mas seu destino a espera, e ela é levada para dentro do palácio real, do qual é herdeira, tendo como aliados seus novos irmãos, uma fada guerreira, princesas de luz, um fantasma intrigante e uma égua alada, feita de água. Mais do que vencer seus próprios medos, Alyssa precisará de todas as armas disponíveis para descobrir os segredos que levaram os Três Reinos a uma guerra secular contra os humanos, que está ameaçando as sereias do extermínio total.
Ao ser confrontada com as memórias de sua família, Alyssa vai descobrir que nem tudo é real dentro da realeza, e até mesmo aquele que diz ser seu pai, detentor da coroa e de uma espada de rubis, pode trair o próprio sangue na sua busca pelo poder. A missão dela é acabar com a sequência insana de trapaças para garantir a volta da paz aos reinos, nem que para isso precise enfrentar os deuses mais temidos.
Memórias de um Rei Caído começou a ser escrito durante a pandemia, quando Júlia Veloso decidiu colocar em palavras tudo o que sua imaginação produzia, num desafio já feito por sua bisavó. Júlia aceitou, e o resultado é um romance encantador e cativante, que traz ainda reflexões sobre os questionamentos próprios da adolescência, mostrando que cada ser tem sua própria força, basta descobrir onde está a origem.
Sobre a autora – Júlia Veloso é baiana, nascida em 2005, e futura psicóloga. De criança leitora, incentivada pela família, pelos amigos e pelo vasto universo da escrita fantasiosa, aprendeu a transformar os frutos da sua imaginação em textos reais. Agora, Júlia se revela também uma criativa escritora, e Memórias de um Rei Caído, seu primeiro livro, foi escrito entre suor, lágrimas, emoção, técnica e carinho.
Siga a autora nas redes sociais: Instagram: @projetodeescritora
Sobre o livro – Memórias de um Rei Caído. Júlia Veloso. Gênero: Romance de ficção / Fantasia. Formato: 14×21 cm, 434 págs., ISBN 978-65-87788-10-4. R$ 70,00.
LANÇAMENTO
Curta um pouco do lançamento do livro de estreia, Memórias de um rei caído, de Júlia Veloso, em Itabuna, Bahia, em 23 de novembro de 2025 [Fotos: João Pedro Marques]
Que linda pilha de livros, cheirando a novinhos, saindo do reino da fantasia! E esses marcadores de página, então?! Meus elfos, minha fada Alyssa!