Descrição
Trata-se da história de Cheirudo, um cãozinho trapalhão, que mete o nariz em tudo. Sua dona, a menina Gabriela, mantém uma doce comunicação com esse ‘bichano rabudo’ e tenta ensinar modos ao pequeno amigo bagunceiro. Um livrinho para a criança pintar e interagir com a história. E tem ADESIVOS!
Uma história de amor entre uma doce menininha e seu amigo de ‘quatro patas’ muito maluquinho
A escritora Solange Sólon Borges publica seu terceiro livro infantil, A historinha do cachorro Cheirudo, em parceria com o ilustrador Marcos Paulo Cappelli.
Cheirudo é a história de um cãozinho trapalhão, que mete o nariz em tudo. Sua dona, a menina Gabriela, mantém uma doce comunicação com esse ‘bichano rabudo’ e tenta ensinar modos ao pequeno bagunceiro, que precisa aprender a cuidar da sua casinha, comer a sua comida e não toda a comida que existe no mundo, além de conviver com os outros bichos ‘cascudos’, as tartarugas Gertrudes e Tijolo. Será que isso vai dar certo? É ler para descobrir!
Com a proposta de ser um livro para a criança ter contato e se apropriar desse esse objeto cultural, ele foi desenhado para ser pintado, promovendo a interação com a história, além de contar com adesivos para que o pequeno leitor leve a história para onde quiser, enfeitando seus cadernos, caixinhas, paredes… ops!
De acordo com a autora, a história, apesar de ficcional, tem tintas reais. Sua filha Valeska queria muito um cachorrinho e ao adotar um puríssimo tomba-lata, o primeiro da família, foi preciso tentar educar o peludo que era, em sua essência, bagunceiro mesmo, para não dizer insistentemente destruidor. Nada resistia aos seus dentes: casinha, colchão, roupa de frio, roupas da família, tênis, tapete, a alface dos cágados, as plantas…
“Não se achava um nome adequado para ele e a brincadeira era chamá-lo de Zé Cachorro até ele ganhar o nome de Tobias, um Tobi bem agitado, mas carinhoso e divertido”, conta a autora.
Essa história eterniza a ligação especial e o amor que pets e donos desenvolvem ao longo de toda uma vida, nunca se esgota, e perdura mesmo quando um dos dois deixa este mundo. Uma história de paixão, compromisso e amizade verdadeira.
De acordo com o ilustrador, para conceber esse trabalho foi preciso ouvir a história da autora, sentir a ligação existente e, principalmente, conhecer as características do cãozinho: porte, traços e jeitos & manias “para a partir daí ler a história com atenção e deixar a imaginação me guiar e desenhar livremente. O bom é que faço isso com total liberdade que a autora me dá”, afirma ele.
Conheça um pouco mais deste livro fofo neste vídeo!
Sobre a autora – Solange Sólon Borges é mestre em Estudos Culturais (Filosofia/USP Leste), jornalista, especialista em comunicação, com diversos livros publicados [poesia, romance, contos], estando à frente da editora O Artífice. Em reedição, encontram-se seus primeiros livros infantis, Meninas também crescem e A historinha do bichinho gordão com a mesma proposta interativa para a criança, um livro para colorir. Também é booktuber. Acesse no YouTube.
Sobre o ilustrador – Marcos Paulo Cappelli é designer, capista e ilustrador e toca o Instagram @garagem78sp, onde apresenta desenhos de carros antigos em versão hiper-realista.
Avaliações
Não há avaliações ainda.