Descrição
Fernando Murilo Bonato aborda sua relação com a fé, a espiritualidade e a vida
Com sua fala “falhada”, Fernando Murilo Bonato, autismo nível 3 de suporte, desafia a lógica da expressão normativa com uma forma transcendente de comunicação. Ele quebra paradigmas ao ampliar o diálogo entre típicos e atípicos e pautar em primeira pessoa sua visão de mundo a partir da existência neurodivergente.
Após viver 13 anos sem se expressar verbalmente, devido à apraxia severa, durante a pandemia de Covid surge uma possibilidade. Como pensa em forma de ‘textos’, e o desafio era colocá-los no papel ou no computador, Fernando passa então a ditá-los, de forma silabada, à mãe, Karina, a quem chama de sua “pessoa amada”, pois é quem mais compreende o que ele sussurra com esforço e persistência.
Neste 5º livro, o autor demonstra como seu cérebro autista é sensível ao entorno e capaz de elaborações profundas, mesmo sendo “falhado”, como brinca. “Eu penso e existo, e existir para mim é ditar pensamentos. Eu provo que pensar é algo inerente a todo ser humano. E ser o que não fala não é ser o que nada tem a dizer. Isso eu tenho muito, só que não da maneira convencional. Não sou preso, sou uma mente aberta”. Para ele, “ainda não saímos das cavernas do conhecimento linear”, alerta.
Neste livro, o jovem autor, que começou a escrever aos 13 anos, surpreende pela profundidade e maturidade da mensagem filosófica que apresenta, e pela forma diferenciada como constrói suas frases.
A relação do autor com uma espiritualidade ampliada dispensa siglas religiosas
Em uma de suas reflexões traz: “Somos o resultado de milhões de almas com diferentes intensidades”, ele traz em um trecho do livro, ao explicar que entende a vida como uma espiral em permanente transformação, e segue no entendimento de que a evolução conduz a todos em espiral: “Jesus, meu irmão mais velho, é meu mentor, meu mentor de espiral pessoal. Minha espiral é uma órbita em meu Deus. Parti do ponto chamado Deus, Deus meu centro, Deus meu poder em equilíbrio perfeito”.
No processo evolutivo, expandir-se é ir além do mundo terreno, ultrapassar religiões e denominações que rotulam: “Isso me faz um pensador espiritualizado. Por ser livre, por sentir, por pertencer à minha mente, que só é mente por ter energia. Pensar é energia, é pertencer a Deus”.
No entendimento do autor, se Deus é a chave da mente, cada um é responsável pela sua própria caminhada, tem livre-arbítrio e mãos abençoadas. Portanto, se a força realmente está em suas mãos, leia e reflita sobre os pensamentos inquietantes e profundos que Murilo Fernando Bonato traz neste lançamento.
Sobre o livro – A força está em suas mãos: Deus é a chave da sua mente. Autor: Fernando Murilo Bonato. Gênero: Filosofia; autobiografia; TEA (Transtorno do Espectro Autista). Subassunto: Deus; Fé; Homens; Metafísica; Filosofia. 1ª edição. Formato: 14×21 cm, brochura; 130 pág., ISBN 978-65-87788-16-6. São Paulo: editora O Artífice. R$ 55,00.
A parceria entre Murilo e Karina já resultou em 4 livros e outros em andamento, além de inúmeras postagens nas redes sociais, onde tem mais de 30 mil seguidores: @murilo_ciclistea.
Avaliações
Não há avaliações ainda.