
Sobre a autora – 📚 Jacqueline Meire, natural de Itabuna, Bahia, é pedagoga, educadora popular, consultora, pesquisadora, professora, escritora e poetisa. Com mestrado em Educação e Contemporaneidade, ela dedica sua vida ao ensino e à valorização da cultura nordestina. ✨ Siga a autora: @jacquelinemeireinline ✨
Em história ilustrada do Rei do Baião, e sua música contagiante, Jacqueline celebra a história de Luiz Gonzaga em seu primeiro livro, voltado para o público infantojuvenil. O título inaugurou o selo Trajetórias da editora O Artífice
Luiz Rei é um livro poético, colorido e interativo. Ele celebra a história de um brasileiro que foi capaz de seguir seu coração, como enfatiza a autora e ilustradora Jacqueline Meire!
A autora apresenta uma história ilustrada, com caráter biográfico, que envolve o ritmo contagiante do baião, feito sob medida para o público infantojuvenil.
O Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), é apresentado com tons biográficos, mostra os instrumentos que usava, e sua paixão pela música, que o transformou em verdadeiro rei desse ritmo nordestino e orgulho do país: “Esta é uma história bem brasileira, de um menino que, como muitos, nasce com uma estrela. É a história de um nordestino cantador, orgulho da nação inteira”.
Interativo, quando lido em voz alta, traz os sons de sanfona, fon foron fon fon, do triângulo, da zabumba… Em um texto primoroso e rico, com rimas, é indicado para desenvolver a percepção sensorial da criança. Um livro para pais e filhos aprenderem sobre Luiz Gonzaga – um menino que nasceu sem coroa e se tornou rei – e essencial para ser trabalhado por professores, em escolas de todo país!

Homenagem Especial! 🏅
Jacqueline Meire será uma das escritoras homenageadas no 4º Festival Baiano Literário de Contação de Histórias, reconhecimento merecido por sua dedicação à literatura e por propagar com maestria a cultura nordestina.
🎶 Seu livro “LUIZ REI” é uma verdadeira celebração da história de Luiz Gonzaga (1912-1989), apresentada de forma colorida e interativa para encantar e estimular a percepção sensorial das crianças. Com um texto rimado e poético, a obra destaca a trajetória do menino que, sem coroa, apaixonou-se pela música e se tornou o Rei do Baião. 📖
Luiz Rei entrou no calendário da Secretaria de Educação e Cultura da Bahia, em 2024. Uma honra integrá-lo!
NO PORTAL RESENHANDO
Luiz Rei conta a história ilustrada do Rei do Baião e sua música contagiante